Nesse artigo você vai aprender como mover jogos e aplicativos da memoria interna do seu Android para o cartão sd.

Houve uma atualização do Google e o sistema Android não permite mover aplicativos e dados para o cartão sd, isso começou a partir do Android 4.0, e significa que se você instalar um jogo pesado, por exemplo Asphalt 8 que ocupa cerca de 1GB do espaço de armazenamento interno, nao é possível mover ele ou pelo menos os dados para o cartão sd.

Mas existe um aplicativo grátis muito bom que faz isso nome dele Directory Bind. Ele move os dados dos seus jogos para o cartão sd, mas o aplicativo fica na memoria interna, mas isso não é problema por que o aplicativo ocupa pouco espaço cerca de 10mb, os dados que consomem muito espaço.



Para seguir o tutorial você precisa fazer root, leia esse artigo sobre como fazer root em qualquer Android, apos permitir acesso root, seu aparelho vai liberar os programas para fazerem mudanças no sistema do seu celular ou tablet, fazeendo isso você pode perder a garantia. Também é possível desfazer o root futuramente, mas o programa que move os aplicativos não vai funcionar.

Acesse o local onde seu jogo esta instalado usando um gerenciador de arquivos, recomendo o Es File Explorer, é em português.  Nos jogos da Gameloft, os jogos ficam na pasta Gameloft > Games >Nome do jogo.




Copie a pasta do jogo, e cole no seu cartão sd seguindo o mesmo padrão. Para acessar o cartão sd, se não encontrar por que tem diversas pastas, geralmente nos celulares da marca Samsung é diferente, procure por > mnt e >ExtSdCard Se não tiver crie a pasta Gameloft e depois Games, cole a pasta do jogo dentro da pasta games.

Depois volte para sua memoria interna, em alguns celulares Samsung a memoria interna tem o nome de sdcard e exclua pasta do jogo, e crie ela novamente com mesmo nome, ou apenas simplesmente selecione e exclua todo conteúdo dentro da pasta do jogo.


Baixe o Diretory Bind, abra ele e toque em permitir acesso root, toque no botão de opções do seu Android, escolha Add new entry, toque e segure na primeira opção titulo enter source e selecione a pasta do seu cartão sd, onde o jogo esta. Exemplo Gameloft > Games > Asphalt8


Toque em select e na opção de baixo com titulo mount source,  toque e segure, escolha pasta do jogo na sua memoria interna e toque em select. Pronto, toque no icone do disquete para ficar verde, deixe a opção root acess em ok.

Faça isso com seus outros games ou aplicativo, eu só testei com jogos.

Para garantir que tudo vai funcionar perfeitamente, toque no botão de opções do seu aparelho escolha > mais e toque em Backup database, se o jogo pedir para baixar os dados, cancele pois algo esta errado, abra o programa Directory Bind, se o aplicativo ou a lista de aplicativos que você escolheu não aparecer no programa, você apenas volta nessa opção e escolhe restore database que tudo volta funcionar.

Seria ótimo se o Google resolvesse essa questão dos programas serem instalados somente no cartão sd, isso não é a marca que decide e sim o sistema operacional, vamos aguardar uma atualização. Porque os celulares de porte baixo e médio não vem mais do que 2Gb de espaço de armazenamento interno, e somente 1 jogo com grafico bom ja ocupa 1GB isso é um absurdo, e se instalarmos programas  de redes sociais e outros aplicativos ja exibe mensagem de memoria interna baixa e o celular fica lento, então a melhor solução é excluir alguns aplicativos ou recorrer a esse aplicativo.
Mostrar comentários
Esconder comentários
0 Comentários para : Como instalar jogos e aplicativos no seu cartão sd? Smartphone e tablet Android

Leia antes de comentar

Dica: Escolha opção Nome / url ou entre com sua conta Google.

Não serão aceitos comentários anônimos*