Nova regra no site Mercadolivre e como recuperar sua reputação

O site MercadoLivre sempre muda as regras e sistema de reputação.

A partir de 27/03/2019 as regras mudaram e muitos vendedores bons ficaram com reputação amarela ou vermelha. Eu sou vendedor do site e muitas vezes fui prejudicado, mesmo criando um bom anuncio, respondendo sempre as perguntas e suporte até por e-mail e Whats app.

Regras do MercadoLivre e o que mudou na reputação




O site Mercadolivre estava com o seguinte sistema quem tiver mais do que 5% de reclamações e não postar as vendas nos Correios em até 24 horas terá sua reputação prejudicada. Mudaram esse sistema pedindo que as vendas com reclamações não ultrapassem 3% e 15% de atraso. O usuários receberam avisos por e-mail e no site. Quando reputação cai pra Vermelho ou amarelo eles colocam um aviso "esse vendedor não fornece um bom atendimento e atrasa os envios".



Os problema da nova reputação vem atrapalhando muitos vendedores que ganham uma renda extra com vendas na internet, pois o site MercadoLivre tem muitas visitas e trabalha com produtos novos e usados, não tem concorrente e permite entrega em todo Brasil pelos Correios ou transportadora.

 Os pequenos empresários Mei também foram prejudicados, pois quem vendia alguns produtos por mês será muito prejudicado e quem ganha clientes são as lojas oficiais dentro do MercadoLivre e  muitas trabalham sem cumprir os prazos, porem tem reputação verde, um colega mesmo comprou uma Tv e demorou cerca de 4 dias a postagem, essa loja e outras tem reputação verde no site, isso é estranho.

Além desse sistema de reputação que na minha opinião é ruim, porque as vezes os Correios não tem sistema ou o próprio site do Mercadolivre apresenta erros  e no fim quem é prejudicado é o vendedor com reputação amarela ou vermelha e seus produtos ficam longe da primeira pagina do site.

Existem muitos golpistas no Mercadolivre com reputação verde, vendendo diversos produtos, celulares tablets etc. pode ver as perguntas e comentários das vendas, mas os honestos estão sendo prejudicados. Então tomem cuidado, é melhor comprar de vendedor com reputação Vermelha ou amarela do que de um golpista e perder seu dinheiro. Tomem cuidado se o prazo de postagem ultrapassar uns 5 dias abra uma reclamação no Mercadopago, verifique se os emails são mesmo do Mercadlivre, não clique em links suspeitos e veja se o site é confiável com selo de seguro no topo.

Dicas pra recuperar a reputação no Mercadolivre


Tenha em seu estoque produtos baratos e que não gerem reclamações. Na descrição do anuncio deixe claro que você sempre responde as duvidas rápido e não precisa abrir reclamações, isso evita que as pessoas que compraram por engano abram reclamação por qualquer coisa e prejudique suas vendas.

É importante também postar os produtos antes das 24 horas uteis, revisar seu estoque pra não anunciar algo que você não tem.

Outra saída é ter uma loja virtual, anunciar na B2W, OLX e aproveitar as redes sociais pra fazer a divulgação dos produtos de forma gratuita ou paga.

Pesquise vídeo aulas no Youtube de marketing digital, sobre divulgação em redes sociais, atualmente eu recomendo o Facebook ou Instagram.

Nenhum comentário

Leia antes de comentar

Dica: Escolha opção Nome / url ou entre com sua conta Google.

Não serão aceitos comentários anônimos*

Tecnologia do Blogger.